O Instituto da Mata

Quem Somos

Uma organização não governamental sem fins lucrativos (ONG), sediada na zona rural do município de Mata de São João, Bahia, região caracterizada pela Mata Atlântica, um dos biomas de maior biodiversidade do planeta.

Somos o Instituto da Mata (IM), uma organização não governamental sem fins lucrativos (ONG), sediada na zona rural do município de Mata de São João, Bahia, região caracterizada pela Mata Atlântica, um dos biomas de maior biodiversidade do planeta e atualmente ameaçado, praticamente 90% da Mata Atlântica em toda a extensão territorial brasileira está totalmente devastada, fora a perda da cobertura vegetal dos outros biomas. Em resposta a estes impactos, nos engajamos em 2013 a fim de contribuirmos para conservação das matas e da agrobiodiversidade de comunidades rurais tradicionais.

As florestas são o berço da biodiversidade, essenciais para o futuro e estabilidade do clima no planeta, a presença das áreas de cobertura vegetal estão diretamente relacionadas com o aumento do fluxo hídrico atmosférico por evapotranspiração, a retenção de água nos solos, armazenamento de carbono em grade quantidade, resfriamento da temperatura na superfície terrestre, controle de erosões, bem estar humano e etc. São todos, serviços ecossistêmicos prestados por florestas e que fundamentam sua indiscutível importância para manter o equilíbrio de vários ecossistemas interdependentes. Mas, infelizmente, ainda se aproveita pouco o que elas oferecem sem destruí-la.

A forma de uso do solo é a vilã das florestas - 37,7% das terras do mundo todo são destinadas a agricultura. Entre os anos 2000 e 2010, cerca de sete milhões de hectares por ano de vegetação foram perdidos nos países tropicais e cerca de seis milhões de hectares por ano foram convertidos em terras para agricultura. No Brasil, a monocultura de grãos é um dos principais setores associados a impactos ambientais além do desmatamento ilegal. Somos considerados o país que mais desmata no planeta: em 50 anos, destruímos quase 20% da Amazônia, sendo 63% da área ocupada por pastos de baixíssima produtividade com menos de 1 boi por hectare e 23% foi abandonada e está em regeneração (Terraclass, Embrapa/INPE).

Acreditamos na mudança de uso do solo de maneira sustentável e compatível com um desenvolvimento econômico mais equitativo para barrar esse avanço desenfreado de impactos ás florestas e através dos nossos serviços e projetos, buscamos difundir esse propósito de conservação e valorização do patrimônio biocultural.

 

 

Missão, Visão e Valores

Missão

Promover a conservação da biodiversidade através da regeneração dos ecossistemas florestais, tecnologias sociais e valorização biocultural nos territórios de identidade.

 

Visão

Ser uma referência de integração de práticas sociais, econômicas e ambientais que contribuam para construir soluções de autonomia e inclusão na sociedade.

 

Valores

Integridade 

Princípio que manifesta nossa transparência e verdade em qualquer esfera.

Cooperação 

Nos sistemas cooperativos a união das partes tem mais poder evolutivo que suas partes separadas.

Semeadura 

Somos agentes cultivadores da vida e sua transformação através do amor que somos e compartilhamos.

Acreditar 

É o que nos move, a esperança de resistir para transformar sonhos em realidade.

 

Siga nossas publicações em nossas redes e fique por dentro
Instituto da Mata
BA 505, KM 12, Mata de São João - BA contato@institutodamata.org.br +55 (71) 99626-2281
Novidades
Se inscreva e receba as atualizações do Instituto da Mata por e-mail.

2019. Instituto da Mata. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital